TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO

PROVIMENTOS

PROVIMENTO Nº 4/2003 (*)
Publicado no DJU de 07/10/2003
(*) Republicado no DJU de 09.10.2003
(*) Republicado no DJU de 17/10/2003

Estabelece os procedimentos a serem adotados pelos Tribunais Regionais do Trabalho para prestação de informações relativas às atividades judiciais dos órgãos de primeiro grau de jurisdição da Justiça do Trabalho, atualizando os dados junto à Subsecretaria de Estatística do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O Ministro RONALDO LEAL
, Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

CONSIDERANDO:

1. a competência legal e regimental da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho para estabelecer os modelos de quadros que compõem o Boletim Estatístico das Varas do Trabalho e os procedimentos para seu preenchimento e remessa ao Tribunal Superior do Trabalho;

2. a necessidade de registrar, em boletim próprio, os emolumentos arrecadados pelas Centrais de Distribuição dos Feitos dos Foros Trabalhistas existentes em municípios com mais de uma Vara do Trabalho;

3. a necessidade de tornar mais eficiente o sistema de remessa dos boletins estatísticos, substituindo o envio em papel por envio eletrônico;

4. as sugestões apresentadas pelos Tribunais Regionais do Trabalho destinadas ao aperfeiçoamento dos referidos quadros; 

5. a necessidade de garantir que as orientações divulgadas pela Subsecretaria de Estatística do TST sejam, continuamente, de conhecimento das unidades administrativas responsáveis pela elaboração dos boletins estatísticos das Varas do Trabalho;

6. a necessidade de a Corregedoria-Geral efetuar uma avaliação semestral dos problemas identificados pela Subsecretaria de Estatística do TST, referentes ao preenchimento e à remessa dos boletins estatísticos das Varas do Trabalho;

7. a centralização das informações provenientes das Varas do Trabalho na Subsecretaria de Estatística do Tribunal Superior do Trabalho, resolve:

1. aprovar os modelos de quadros padronizados, anexos, para o registro dos dados estatísticos a serem fornecidos à Subsecretaria de Estatística do Tribunal Superior do Trabalho pelas Varas do Trabalho e pelos Foros Trabalhistas;

2. determinar que os modelos referidos no item anterior passem a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2004; 

3. determinar aos Exmos. Srs. Juízes Titulares de Varas do Trabalho, aos Exmos. Srs. Juízes Diretores de Foros Trabalhistas e aos Exmos. Srs. Juízes Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho que observem os procedimentos relativos a registro, controle e tramitação de dados estatísticos, de acordo com os modelos aprovados pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e com as orientações para seu preenchimento, fornecidas pela Subsecretaria de Estatística do TST;

4. determinar que os dados estatísticos sejam coletados mensalmente e enviados à Subsecretaria de Estatística do TST até o décimo quinto dia útil do mês subseqüente;

5. determinar à Subsecretaria de Estatística do TST que elabore e encaminhe a todos os Tribunais Regionais do Trabalho manual de instrução para preenchimento dos quadros em questão, até 30 de outubro de 2003;

6. determinar à Secretaria de Processamento de Dados e à Subsecretaria de Estatística do TST que divulguem, aos Tribunais Regionais do Trabalho, até 1º de dezembro de 2003, as orientações necessárias à transmissão eletrônica dos dados estatísticos;

7. determinar que a remessa eletrônica dos dados tenha início em agosto de 2004, com o envio dos dados estatísticos do mês de julho, para as Varas do Trabalho jurisdicionadas pelos Tribunais Regionais do Trabalho da 1ª à 8ª Região; em setembro de 2004, com o envio dos dados estatísticos do mês de agosto, para as Varas do Trabalho da 9ª à 16ª Região; e em outubro de 2004, com o envio dos dados estatísticos referentes ao mês de setembro, para as Varas do Trabalho jurisdicionadas pelos Tribunais Regionais do Trabalho da 17ª à 24ª Região;

8. determinar aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho que observem os procedimentos necessários para que os boletins estatísticos de suas Varas sejam reunidos no Tribunal Regional e transmitidos, eletronicamente, à Subsecretaria de Estatística do TST, conforme as orientações e os prazos de que tratam os itens 6 e 7; 

9. determinar aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho que informem à Subsecretaria de Estatística do TST, até 30 de outubro de 2003, nome, cargo e lotação de dois servidores responsáveis por receber do TST e divulgar para as Varas do Trabalho e para o Tribunal Regional as orientações para preenchimento e remessa dos boletins estatísticos e atualizem os dados no caso de substituição dos servidores;

10. determinar aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho que observem os procedimentos necessários para garantir que as orientações fornecidas pela Subsecretaria de Estatística do TST tenham seu conhecimento continuado quando da substituição dos servidores referidos no item 9;

11. determinar aos Presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho que providenciem o encaminhamento à Subsecretaria de Estatística do TST, até 30/3/2004, de relatório circunstanciado do desenvolvimento das medidas que adotaram para garantir o início da transmissão eletrônica dos boletins estatísticos de suas Varas nas datas estabelecidas no item 7;

12. determinar à Subsecretaria de Estatística do TST que encaminhe à Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, nos meses de fevereiro e agosto de cada ano, relatório circunstanciado e individualizado, por Vara do Trabalho, dos problemas referentes ao preenchimento e à remessa dos boletins estatísticos que não foram resolvidos nos seis meses anteriores.

Este provimento entra em vigor na data da sua publicação, revogando, a partir de 1º de janeiro de 2004, os provimentos nºs 1/1998, 3/1999, 3/2000 e 9/2002.

Publique-se.

Cumpra-se.

Brasília-DF, 2 de outubro de 2003.

RONALDO LEAL
CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO
 

JUSTIÇA DO TRABALHO
BOLETIM ESTATÍSTICO
VARAS DO TRABALHO

TRT: xx UF: XX MUNICÍPIO: xxxxxx - xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx VT: xxx MÊS/ANO: xx/xxxx
ENDEREÇO:
CEP: xxxxx - xxx
DDD: xxx FONE: xxx - xxxx ou xxx - xxxx FAX: xxx - xxxx e-mail: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
JUIZ(A)/TITULAR: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
DIRETOR(A) DA SECRETARIA: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

QUADRO I
RESUMO DA SITUAÇÃO PROCESSUAL

AÇÕES RECEBIDAS, RESOLVIDAS E PENDENTES
Quantidade
01 - Processos remanescentes de meses anteriores x
02 - Processos recebidos x
03 - Processos recebidos com sentença anulada x
04 - Total de processos a julgar x
05 - Audiências realizadas no mês Inaugural
Instrução
Julgamento
Una (rito sumariíssimo)
Outras
Total
xxxxxxxxxxxxx
06 - Procewso devolvidos Com exame do mérito
Sem exame do mérito
Total
x
07 - Processos pendentes de julgamento Processos com o Juiz para prolação de sentença No prazo
Prazo vencidoxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Processos adiados Com data designada x

Outros Sine die x

Total x x
08 - Processos aguardando cumprimento de acordo na fase de conhecimento xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
x
09 - Processos em liquidação remanescentes de meses anteriores x
10 - Processos com liquidação iniciada no mês x
11 - Total de processos em liquidação x
12 - Liquidação encerradas no mês x
13 - Processos pendentes de liquidação x
EXECUÇÕES
x
14 - Processos de execução remanescentes de meses anteriores x
15 - Processos com execução iniciada no mês x
16 - Processos desarquivados para continuação da execução x
17 - Processos recebidos de outros órgãos para execução x
18 - Títulos executivos extrajudiciais com execução iniciada no mês x
19 - Processo remetidos a outras Varas para execução x
20 - Total de processos em execução x
21 - Execuções encerradas x
22 - Processos remetidos para o arquivo provisório x
23 - Processos pendentes de execução x
24 - Saldo de processos no arquivo provisório x
25 - Saldo de processos aguardando pagamento de precatório de atualização monetária x
ARQUIVAMENTO
x
26 - Processos arquivados definitivamente x


_________________________
DIRETOR(A) DA SECRETARIA
JUSTIÇA DO TRABALHO 
BOLETIM ESTATÍSTICO
VARAS DO TRABALHO
TRT: XX UF: XX MUNICÍPIO:XXXXXX-XXXXXXXXXXXXXXXXXX VT: XXX MÊS/ANO: XX/XXXX

QUADRO II - A
SITUAÇÃO PROCESSUAL SEGUNDO A NATUREZA DAS AÇÕES

Remanescentes de meses anteriores                                Quitadas                                       Pendentes
                                                                                       Por acordo cumprido
Classe
De julga-
mento
De
liqui-
dação
De Exe-
cução
Recebi-
das
Resol-
vidas
Liqui-
dação
Na Fase deConhe
cimento
NaFase de execu-
ção
Por execução cerrada De
julga-
mento
De liqui-
dação
De execu-
ção
01 -Recla-
mação traba-
lhista
do
proce-
dimento comum
x x x x x x x x x x x x
02 - Recla-
mação traba-
lhista 
do rito suma-
ríissmo
x x x x x x x x x x x x
03 -
Ação
de consig-
nação em paga-
mento
x x x x x x x x x x x x
04 - Ação de cumpri-
mento
x x x x x x x x x x x x
05 - Ação cautelar x x x x x x x x x x x x
06 -
Inqué-
rito
judicial
x x x x x x x x x x x x
91 - Outras ações x x x x x x x x x x x x
subtotal x x x x x x x x x x x x
07 - Embar-
gos de terceiros
x x x x x x x x x x x x
total x x x x x x x x x x x x

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QUADRO II-B
NATUREZA DOS INCIDENTES PROCESSUAIS RECEBIDOS E JULGADOS

Classe 
Remanescentes de meses anteriores
Recebidos
Julgados
Pendentes de julgamento para o mês seguinte
01 - Pedido de antecipação de tutela x x x x
02 - Execução de incompetência (pessoa/materia/lugar) x x x x
03 - Embargos declaratórios x x x x
04 - Impugnação à sentença de liquidação x x x x
05 - Embargos no processo de execução (à execução, à arrematação, à adjudicação) x x x x
06 - Exceção de pré-executividade x x x x
93 - Outros x x x x
T O T A L x x x x

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QUADRO III
ACORDOS HOMOLOGADOS E DECISÕES PROFERIDAS

                                                                           Em processos do                  Em processos do
                                                                              rito sumaríissmo                procedimento comum
Decisões
Quantidade
Valor 
Quantidade
Valor
01 - Conciliações x x x x
02 - Procedentes x x x x
03 - Procedentes em parte x x x x
04 - Improcedentes x x x x
05 - Arquivados x x x x
06 - Homologações de desistência x x x x
07 - Extintos sem julgamento do mérito x x x x
08 - Extintos com julgamento do mérito x x x x
13 - Remetidos a outro órgão x x x x
95 - Outros x x x x
T O T A L x x x x

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QUADRO IV
PRAZOS MÉDIOS

x Rito sumaríssimo Procedimento comum
01 - Prazo médio para realização da 1ª audiência (em dias) x x
01-1 Processos resolvidos na 1ª audiência x x
02 - Prazo médio para realização da audiência de prosseguimento (em dias) x x
03 - Prazo m´´edio para prolação de sentença (em dias) x x
04 - Prazo médio para realização da liquidação de sentença (em dias) x x
05 - Prazo médio para realização da execução (em dias) Empresas prvadasXXXXXX XXXXXxxxxxxxxxx xXXXXXXXXxxxxxxxx
x Entes públicos x x

QUADRO V
CARTAS PRECATÓRIAS E CARTAS DE ORDEM RECEBIDAS

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxCartas precatórias Cartas de ordem
x Executórias xxxOutrasxxx xxxxxxxxxxxxxxxx
01 - Remanescentes de meses anteriores x x x
02 - Recebidas no mês x x x
03 - Cumpridas no mês x x x
04 - Pendentes de cumprimento x x x

QUADRO VI
CARTAS PRECATÓRIAS EXPEDIDAS

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Cartas precatórias
x xxxxxxExecutóriasxxxxx xxxxxxxOutrasxxxxxxxx
01 - Encaminhadas em meses anteriores e não devolvidas pela Vara deprecada x x
02 - Encaminhadas no mês x x
03 - Devolvidas no mês x x
04 - Saldo pendente de devolução pelas Varas deprecadas x x

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QUADRO VII
RECURSOS DE COMPETÊNCIA HIERARQUICAMENTE SUPERIOR

RECURSOSxxxxxxxxxxxx Remanescentes de meses anteriores Interpostos no mês xxxxDespachadosxxxx Pendentes de despacho para o mês seguinte xxxxxxxx
xxxxxx xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx Admitidos Denegados xxxxxxxxx xxxxxxx
01 - Recurso ordinário x x x x x x
02 - Recurso ordinário do 
rito sumaríissimo
x x x x x x
03 - Agravo de instrumento x x x x x x
04 - Agravo de petição x x x x x x
05 - Recurso adesivo x x x x x x
T O T A L x x x x x x
06 - Remessa de ofício ao TRT xx
Saldo de processos em grau de recurso
07 - Processos que se encontram no TRT/TST/STF, em grau de recurso xxxxxx

QUADRO VIII
ARRECADAÇÃO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS

xxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxCustas processuais xxxEmolumentos
xxxxxxxxxxxx xxxxxxArrecadadasxxxxxx xxxxxxxDispensdasxxxxxx Arrecadados Dispensados
x
Processo de conhecimento
Processo de execução
Processo de conhecimento
Processo de execução
xxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx
01 - Empregado x x x x x x
02 - Empregador x x x x x x
03 - Terceiros x x x x x x
T O T A L x x x x x x

QUADRO IX
VALORES PAGOS AOS RECLAMANTES

01 - Valor total decorrente de execução xxxxxxxxxxxxx
02 - Valor total decorrente de acordo x
T O T A L x

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QUADRO X
ORIGEM DAS AÇÕES POR ATIVIDADE PROFISSIONAL

Categoria econômica
Atividade profissional
xxxxProcessosxxxx
INDÚSTRIA
Metalúrgica, mecânica e material elétrico
Alimentação, bebidas e fumo
Construção civil e mobiliária
Fiação, tecelagem e vestuário
Couro, plástico e borracha
Química, farmacêutica e de perfumaria
Papel, cortiça, gráfica e editoração
Extrativa mineral
Vidros, cristais, cerâmicas e lapidação
Outras
SUBTOTAL
Xx
COMÉRCIO
Varejista
Atacadista e armazenador
Agentes autônomos do comércio
SUBTOTAL
x
TRANSPORTE
Rodoviário
Ferroviário e metroviário
Marítimo e fluvial
Aéreo
Estivadores e protuários
SUBTOTAL
x
COMUNICAÇÃO
Correios e telégrafos
Telecomunicações
Jornalismo, radiodifusão e publicidade
SUBTOTAL
x
AGROPECUÁRIA, EXTRAÇÃO VEGETAL E PESCA
Agropecuária
Extração vegetal e pesca
SUBTOTAL
x
EDUCAÇÃO, CULTURA E LAZER
Educação artísticas e culturais
Esporte e lazer
SUBTOTAL
x
SEGURIDADE SOCIAL
Saúde
Previdência Social
Assistência Social
SUBTOTAL
x
SERVIÇOS URBANOS
Energia elétrica
Água e esgoto
Gás
Limpeza urbana
SUBTOTAL
x
TURISMO, HOSPITALIDADE E ALIMENTAÇÃO
Restaurantes, bares e similares
Empresas de turismo
Hotéis e similares
SUBTOTAL
x
SERVIÇOS DIVERSOS
Reparação, manutenção e instalação
Limpeza, segurança e vigilância
Serviços pessoais e técnicos
 Agências imobiliárias e condomínios
Outros serviços
SUBTOTAL
x
SISTEMA FINANCEIRO
Estabelecimentos bancários
Empresas de seguros e capitalização
Bolsas mercantis e de valores
SUBTOTAL
x
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Municipal
Estadual
Federal
SUBTOTAL
x
SERVIÇOS DOMÉSTICOS
Serviços domésticos
x
EMPRESAS DE  PROCESSAMENTO DE DADOS
Empresas de processamento de dados
x
OUTROS
Outros
x
TOTAL

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QUADRO XI
ORIGEM DAS AÇÕES POR MUNICÍPIO

Município
Processos
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Quantidade
Reclamantes
T O T A L xxxxxxxxx

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QUADRO XII
EXECUÇÃO DA ARRECADAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

01 - Processos de execução remanescentes de meses anteriores xxxxxxxxx
02 - Processos com execução iniciada no mês x
03 - Total de processos em execução x
04 - Execuções encerradas x
05 - Processos de execução pendentes para o mês seguinte x

QUADRO XIII
VALORES ARRECADADOS DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA E IMPOSTO DE RENDA

01 - Valores arrecadados de contribuição previdenciária xxxxxxxx
02 - Valores arrecadados de imposto de renda x
T O T A L  x

QUADRO XIV
OBSERVAÇÕES DA VARA

x
 x

_________________________
DIRETOR(A) DA SECRETARIA
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BOLETIM ESTATÍSTICO
VARAS DO TRABALHO

TRT: XX UF: XX MUNICÍPIO:XXXXXX-XXXXXXXXXXXXXXXXXX VT: XXX MÊS/ANO: XX/XXXX
ENDEREÇO:
CEP: xxxxx - xxx
DDD: xxx FONE: xxx - xxxx ou xxx - xxxx FAX: xxx - xxxx e-mail: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
JUIZ (A) DIRETOR(A) DO FORO: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

QUADRO I
ARRECADAÇÃO DE CUSTAS E EMOLUMENTOS

xxxxxx
xxxxCustas Processuaisxxxx
Emolumentos
xxxxxxxxxxx
xxxxxxxArrecadadasxxxx
xxxxxxDispensadasxxxxx
Arrecadados
Dispensados
xx
Processos de Conhecimento
Processo de Execução
Processo de Conhecimento
Proceso de Execução
xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx
01 - Empregado x x x x x x
02 - Empregador x x x x x x
03 - Terceiros x x x x x x
T O T A L  x x x x x x

QUADRO II
OBSERVAÇÕES

x
 
 

____________________
JUIZ(A) DIRETOR(A) DO FORO

(*) Republicada em razão de erro material


Serviço de Gestão Normativa e Jurisprudencial
Última atualização em 02/09/2002