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Artigo de periódico

Trabalho portuário: saúde e segurança no contexto da automação e da regulação específica aplicável ao setor

dc.contributorSilva, Homero Batista Mateus da
dc.contributorSilva, Lucas Rênio
dc.contributor.authorSilva, Homero Batista Mateus da
dc.contributor.authorSilva, Lucas Rênio
dc.date.accessioned2023-10-26T21:14:33Z
dc.date.available2023-10-26T21:14:33Z
dc.date.created2023-11-23
dc.date.issued2023-11-23
dc.identifier.citationSILVA, Homero Batista Mateus da; SILVA, Lucas Rênio. Trabalho portuário: saúde e segurança no contexto da automação e da regulação específica aplicável ao setor = Port work environment: health and safety in the context of automation and specifc regulation applicable to the sector. Revista do Tribunal do Trabalho da 2ª Região, São Paulo, v. 15, n. 30, p. 231-247, jul./dez. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://basis.trt2.jus.br/handle/123456789/15932
dc.description.abstract[por] Caracterizado pela frenética interação entre pessoas, máquinas, cargas, navios, trens e caminhões (ou terminal tractors), o campo labor-ambiental das operações portuárias é altamente desafiador em termos de preservação. Durante séculos, o trabalho portuário se desenvolveu de modo braçal, com exigência de grande esforço físico dos trabalhadores para o embarque, desembarque e armazenamento das mercadorias. Tal panorama, aliado à desregulamentação da relação capital-trabalho nos portos, desaguou numa realidade ambiental poluída e doentia, marcada por distúrbios osteomusculares em larga escala. Dimensões de melhoria das condições de saúde e segurança no trabalho portuário são fenômenos recentes, verificados a partir do final do século XX por impulso de três fatores principais: normatização específica, racionalização de parcerias público-privadas e evolução tecnológica. O artigo reflete, ao final, o paradoxo da automação, vocacionada para aliviar o fardo humano, ao custo do fechamento de postos de trabalho normalmente de dimensões precárias.pt_BR
dc.description.abstract[eng] Characterized by the frenetic interaction between people, machines, cargo, ships, trains and trucks (or terminal tractors), the labor-environmental feld of port operations is highly challenging in terms of preservation. For centuries, port work was manual, requiring great physical efort from workers to load, unload and store goods. This panorama, combined with the deregulation that hovered over the capital-labor relationship in ports, led to a polluted and unhealthy environmental reality, marked by large-scale musculoskeletal disorders. The improvement of health and safety conditions in port work is a recent phenomenon, verifed from the beginning of the 20th century, which was driven by three main factors: specifc regulation, modernization of the system through public-private partnerships and technological evolution.pt_BR
dc.description.tableofcontentsIntrodução -- Contextualização histórica -- Evolução normativa no âmbito da OIT e do sistema brasileiro -- Impactos da modernização pós-1993 e da automação no campo labor-ambiental portuário -- Considerações finaispt_BR
dc.relation.ispartofRevista do Tribunal do Trabalho da 2ª Região: v. 15, n. 30 (jul./dez. 2023)
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectNormalização
dc.subjectTrabalho
dc.subjectTrabalhador
dc.subjectPorto
dc.subjectPortuário
dc.subjectSaúde
dc.subjectSegurança do trabalho
dc.titleTrabalho portuário: saúde e segurança no contexto da automação e da regulação específica aplicável ao setorpt_BR
dc.title.alternativePort work environment: health and safety in the context of automation and specifc regulation applicable to the sectorpt_BR
dc.type.genreArtigo de periódicopt_BR
dc.type.materialDocumento textualpt_BR
dc.relation.ispartoflinkhttps://basis.trt2.jus.br/handle/123456789/15677

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